18 de Janeiro de 2011

 

Penso que este vídeo trás mais alguma luz sobre outros dois que já publiquei e que basicamente se contradizem.

Um fala em gelo que desaparece até 2009 eliminando todo o Pólo Norte como o conhecemos, outro que diz que afinal de 2007 para 2008 a camada de gelo que reveste esta zona do planeta afinal cresceu.

 

Sucede que, de acordo com este senhor, na conferência em que falou sobre este assunto, de facto verificou-se um aumento da camada de gelo de 2007 para 2009 MAS... gelo fino demais e em que a tendência para um desaparecimento massivo continua.

 

Também explica um pouco mais sobre algo que tenho questionado, nomeadamente o que é que no derretimento do gelo poderá provocar inundações de países inteiros por conta da subida dos níveis da água do mar. Ora em parte, é o gelo que está em terra que provocará esse efeito ao derreter. O gelo que já existe dentro de água dificilmente fará subir o nível do mar porque ocupa mais volume do que a mesma quantidade de água no estado líquido, algo que também referi no meu raciocínio algo retorcido :)

 

Mas o gelo que está assente em território continental, ao derreter escorre para o mar e portanto aumenta a quantidade de água existente. E sim, há gelo nessas condições em quantidade suficiente para provocar grandes estragos!

 

Além de tudo, água derivada de gelo derretido surgirá suja, eliminando a possibilidade de ainda assim continuarem a ser reflectidos raios solares em excesso, ou seja, contribui para o aquecimento do planeta e mais derretimento de gelos, aumentando este ciclo potenciador de efeitos de estufa.

 

Para já não falar no facto de que no estado em que tem estado a água congelada é potável, mas uma vez derretida, misturada com sujidades e com a água do mar... também torna impensável a busca de alguma forma de poder levar água com qualidade e de forma controlada e sustentável a zonas mais áridas do planeta.

 

Fiquei com vontade de ouvir o resto da conferência, hei-de voltar com novidades!

 

publicado por pintolaranja às 13:52

Pistoleiro:
Qualquer substância líquida ocupa mais volume do que o seu equivalente sólido, porque as moléculas se encontram mais afastadas. Assim a nível de volume:

Vapor de H2O mais volumoso do que H20 mais volumoso do que Gelo.

O Gelo é o estado mais sólido em que a àgua pode estar. Por ter as moléculas mais próximas, ocupa menos volume.

Logo, é lógica a preocupação dos entendidos ao referir que o desaparecimento da calota poderá aumentar. ;)

Boa estadia no Pólo Norte!

Estou a gostar!
18 de Janeiro de 2011 às 20:00

Olá!


Em primeiro lugar muito obrigada, pelo esclarecimento e pelo apoio :)
Espero que as decisões do Júri final sejam baseadas em mais do que tráfego na Internet no site da empresa que organizou o concurso, porque até agora contra concorrentes norte-americanos já fico a perder :D


Por acaso acho curioso, esta parte ainda não tinha ido investigar, mas estava com a ideia de que a água no estado sólido  ocupava mais volume que água em estado líquido. O simples efeito de aparentemente "crescer" quando se leva ao congelador deu-me essa noção, LoL


Mas pensando um pouco melhor claro, o seu raciocínio faz todo o sentido. 


Nesse caso o meu raciocínio tem de mudar quase por completo, porque além do efeito de "água a mais" provocado pelo gelo que está assente em terra ao derreter, ainda o que está no mar e que ocupa vários metros acima e abaixo do nível da água pode fazer com que o nível do mar suba, provocando as ditas inundações entre tantas outras coisas.


O que me fica a faltar é, então, porque diz o senhor que fala na conferência que o derretimento do gelo marítimo não é uma ou não é a verdadeira preocupação...
19 de Janeiro de 2011 às 10:37

Maria Cardim:
Super interessante, mesmo!
20 de Janeiro de 2011 às 11:47

Levem o Pinto Laranja ao Pólo Norte!


Votem entrando aqui (login com facebook ou e-mail) e clicando "vote for this entry"

Mais sobre esta aventura
pesquisar
 
arquivos
2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


arquivos
2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores
blogs SAPO
Google Analytics