13 de Fevereiro de 2011

Estes esquimós ocupam essencialmente o Alasca e a zona mais a leste da Rússia. Ao que consta, relacionam-se de alguma forma com os Inuit.

 

Tradicionalmente, as famílias passavam a primavera e o verão em acampamentos de pesca e juntavam-se a outras aldeias durante o inverno. Ainda capturam os recursos de subsistência mais tradicionais como o salmão e a foca.

 

As casas tradicionais comunitárias dos homens Yupik chamam-se qasgic, e são centros comunitários para cerimónias e festas que incluem canto, dança e contar de histórias. São utilizadas principalmente nos meses de inverno porque nos restantes meses as pessoas viajam em família em busca de alimento.

Também é nestas casas que se enina aos rapazes as habilidades da caça, técnicas de sobrevivência e variadas lições de vida. Os rapazes mais novos aprendem também aqui a fazer ferramentas e qayaqs.

Regra geral, as cerimónias envolvem um xamã.

 

Tradicionalmente, na porta ao lado é onde fica a ENA, a casa das mulheres. Chegam a estar ligadas por um túnel.

As mulheres jovens são ensinadas a custorar, cozinhar e tecer. Os rapazes pequenos moram com as mães até atingirem cerca de 5 anos de idade, para depois se mudarem para o qasgiq.

 

É comum haver a cada inverno trocas entre rapazes e raparigas no que diz respeito ao ensino, em intervalos de cerca de 3 a 6 semanas.

Viva a polivalência! Aposto que já tinham começado a pensar em descriminações e sexo forte, hum?

 

Os membros destas comunidades dançam em grupo. Durante estas danças muitas vezes fica-se parado enquanto se movem corpo e braços ritmicamente num estilo algo semelhante às danças Cherokee. Considera-se que que o movimento limitado não limita de forma alguma a expressividade das danças que fluem graciosamente em explosões de energia e também humor.

 

Este povo é o único dos nativos das Américas em que as crianças recebem o nome da última pessoa da comunidade a ter morrido como forma (julgo eu) de perpetuar a sua memória.

publicado por pintolaranja às 16:49

Levem o Pinto Laranja ao Pólo Norte!


Votem entrando aqui (login com facebook ou e-mail) e clicando "vote for this entry"

Mais sobre esta aventura
pesquisar
 
arquivos
2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


arquivos
2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores
blogs SAPO
Google Analytics