25 de Dezembro de 2010

Tenho sido abordada por algumas pessoas preocupadas com o facto de que esta expedição da qual tenciono fazer parte leva um navio nuclear (o quebra gelo) ao Pólo Norte. Leva-o mesmo para o meio de uma área protegida onde espécies em perigo estão a viver e onde reside uma das maiores reservas de água potável.
Apesar de a Quark Expeditions surgir como uma empresa ambientalmente consciente e eu já ter explicado isto às pessoas, algumas ainda não acreditam ou simplesmente não concordam e nem sempre conseguem partilhar de outros argumentos e pontos de vista.


Devo dizer que apesar de o navio usar energia nuclear isso não significa que vá espalhar radiação por todo o lado.
Mais, também significa que não vai espalhar combustível nem óleos que poluem aas águas...
Será que pode acontecer um acidente? Claro! Acontecem a toda a ora de variadas formas e com as mais variadas origens das mais variadas naturezas dependendo do quão bem as pessoas fazema  manutenção de navios como estes. A maioria das falhas que acontecem em qualquer parte e causam catástrofes ambientais como as temos visto até hoje são na verdade de origem humana. Menos frequentemente derivam de outros incidentes como tempestades no mar que tornam incontornável o desastre.


Há outros factores a considerar... pode parecer que expedições a estes locais sagrados não deveriam acontecer porque não estão destinados ao turismo. Ok... mas e então o eco-turismo, o turismo sustentável e de consciencialização ambiental... não vale a pena mostrar? Para fazer ver às pessoas aquilo que vale a pena preservar?


Não valerá a pena levar pessoas a locais como este (naturalmente usando de regras e cautela) para que possam VER com os seus próprios olhos a beleza subjacente e o que de melhor ainda resta neste planeta? O quanto são e devem continuar a ser sagrados estes locais e as criaturas que neles vivem, preservra os seus habitats, estar envolvidos, aprender sobre eleS?


Eu acredito que por isto vale a pena a viagem. É uma forma de levar as pessoas a sentir a importância de preservar e o peso da responsabilidade de ser humano. De começarem a agir no sentido de também recuperar o máximo possível de todo o estrago que já fizemos. NÓS, OS HUMANOS!
A raça humana é a mais perigosa do planeta, a que causa mais destruição até à sua própria espécie... é triste isto.


Vamos lá pessoal, toca a agir! TODOS nós podemos fazê-lo todos os dias com coisas simples como usar uma lâmpada económica, reciclar lixo (sem o deixar no chão à beira do eco-ponto), não deitar óleos e o mínimo possível de detergentes nas canalizações... MAS HÁ MAIS!


Este planeta é a casa de todos nós, para o bem e para o mal! Todos vivemos aqui, todos queremos continuar a progredir, não temos mais para onde ir! Vocês destroem o vosso apartamento ou vivenda e espalham lixo por todo o lado? De certeza que não... gostam dele limpo, arrumadinho e acolhedor!
Então porque diabos fazemos nós tanto mal à NOSSA CASA????


Eu apoio estas expedições. Acredito no poder que podem ter para chegar ao coração das pessoas e aproximá-las da realidade como é e no que se pode tornar.


Quando nos sentamos confortávelmente num sofá a babar em frente à TV enquanto imagens maravilhosas aparecem em alta definição é muito mais fácil falar do ambiente e da preservação da natureza... mas ninguém está realmente interessado ou se preocupa grandemente em alturas dessas quando estão rodeados de conforto. Ao ver essas imagens maravilhosas esquecem-se do que nos levou ao conforto que temos e à possibilidade de as ver a uma tão grande distância.


Estando longe não se sente. Mas devia. E nos dias de hoje as pessoas têm de ver e ser capaz de tocar um pouco do que é sagrado (é verdade, à espanhola...) para voltar a acreditar que vale a pena e que é possível manter uma vida e um ambiente saudável e ainda assim estar confortável na vivência do dia a dia e trabalhar a ritmos saudáveis e ganhar o suficiente para manter uma vida sustentável e feliz.
publicado por pintolaranja às 05:10

Levem o Pinto Laranja ao Pólo Norte!


Votem entrando aqui (login com facebook ou e-mail) e clicando "vote for this entry"

Mais sobre esta aventura
pesquisar
 
arquivos
2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


arquivos
2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores
blogs SAPO
Google Analytics