05 de Janeiro de 2011

Sabem, podemos mergulhar em vídeos no youtube e artigos na web e encontrar as informações mais catastróficas sobre derretimentos de calotas polares, alterações climáticas, e tudo isto é uma grande preocupação.


Toda a gente tem medo de uma inundação e de ficar desalojado ou pior.
Toda a gente teme por espécies que até agora contribuiram para tanta coisa maravilhosa incluindo manter condições que nos permitem a nós continuar a ter onde e como plantar o comer que enfiamos nas nossas bocas.
Ou pelo menos anunciam a preocupação.


Poucas pessoas fazem na verdade alguma coisa e poucas pessoas se preocupam activamente.


O gelo mantém o planeta fresco a níveis razoáveis de forma a que a vida como a conhecemos continua a florescer. Faz isto relfectindo grande parte dos raios solares para o espaço. Ao derreter, uma grande parte desta camada reflectora (a camada do ozono também age como reflector, se bem me lembro) desaparece simplesmente, o mínimo que se pode dizer é que ficamos enfiados numa bela sauna.


Não tenho a certeza de que toda a gente tenha em consideração que o gelo (ou seja, água no estado sólido) é na verdade maior em volume do que a água em estado líquido. O que significa que o espaço ocupado por um cubo de gelo (por exemplo) consegue comportar na verdade mais água do que a que costuma guardar, se esta estiver no estado líquido. O mesmo cubo de gelo derretido deixa mais espaço livre no cubo. Isto pode significar que de facto, derreter os gelos pode não ser a maior preocupação no que diz respeito a cheias e países a desaparecer... pelo menos não a única preocupação. Esta analogia não pode ser vista de forma tão linear até porque o gelo cresce abaixo e acima do nível do mar e portanto as proporções têm de ser cuidadosamente analizadas e devidamente calculadas as probabilidades da grande inundação e potencial para que aconteça e quando ou até quando.


Não vale a pena procurar desculpas, isto ainda é uma preocupação. Eu não estou esclarecida, mas gostava de estar. Vivo aqui como todos nós, correcto?


Outra coisa que me deixa estupefacta ao ver estes vídeos e ler artigos é: estava a ser anunciado que o gelo do Pólo Norte em particular ia derreter e desaparecer completamente até ao verão de 2008.


CLARAMENTE isto não aconteceu, certo?
Ok, foi uma estimativa, cometem-se erros. Talvez apenas não tão crassos.
Depois, vemos que não só isto não aconteceu, mas de facto de 2007 para 2008 a camada de gelo no Pólo Norte na verdade cresceu de forma significativa!
Isto sim é uma grande falha de cálculo!


De seguida, surge outra ideia nas nossas mentes... cresceu mesmo? Então e se as imagens foram adulteradas? Porreiro, vemos as de satélite então. Há várias disponíveis e a coisa bate certo. É maior mais ou menos na mesma proporção anunciada nos ditos vídeios dos investigadores quando vista no mesmo período a que se referem.


Será que isto pode ser um mero efeito das estações do ano? Se calhar as imagens são do puro inverno... e se calhar, durante o verão, há muito menos gelo disponível e de facto tem vindo a desaparecer ao longo das décadas à medida que nós estragamos a nossa relação com o planeta... ou se calhar é tudo normal!


Mas há mais questões! Há uma comunidade crescente de pessoas a lutar activamente para proteger o ambiente, na verdade para o recuperar. As grandes empresas têm vindo a trabalhar no crescimento da consciencialização ambiental e reflorestações e tantas outras coisas... (vejam o vídeo Home, está disponível no youtube). Portanto, poderia dar-se o caso de que a recuperação estivesse a tomar lugar e de facto se tenha assistido a melhorias...


Eu gostaria de ter a certeza e saber mais sobre estas coisas. E vocês, não?


Tenho-me sentido completamente atulhada de informação e sinto que na verdade ainda não sei coisa alguma. Há demasiada gente a brincar com as mentes e bolsos alheios, parece que ninguém mostra os factos reais e limpa as dúvidas dizendo uma coisa tão simples mas tão poderosa como a verdade.


Ainda não sentem que nada disto é eterno e que não vale a pena acelerar em direcção ao fim para benefício próprio e efémero.


Isto é no mínimo cansativo.
publicado por pintolaranja às 07:27

Levem o Pinto Laranja ao Pólo Norte!


Votem entrando aqui (login com facebook ou e-mail) e clicando "vote for this entry"

Mais sobre esta aventura
pesquisar
 
arquivos
2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


arquivos
2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores
blogs SAPO
Google Analytics